
As comunidades quilombolas, também conhecidas como mocambos ou terra de preto, são ajuntamentos de população descendente de negros quilombolas que vivem em terras tituladas e regulamentadas pelo governo. Desde 1988 está posto em lei que: “Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”. Portanto, essa população vive, por direito, de modo a preservar sua sociedade e cultura.
Distribuídas por todo Brasil somam-se três mil comunidades, sendo que 75% das terras referidas estão localizadas no Nordeste. Na zona rural do estado do Rio Grande do Norte, também estão algumas delas como “Negros do Riacho”, “Negros da Boa Vista”, “Quilombolas de Macambira” e a que está como alvo desta ação, “Acauã”.
Estudos recentes apontam que a saúde e a qualidade de vida são precárias em comunidades quilombolas. Em Acauã não é diferente. Localizada no meio rural do município de Poço Branco e tendo suas terras reconhecidas definitivamente há poucos anos, a população passa por dificuldades diversas. Segundo o artigo de antropólogo estudioso da comunidade: “Acauã tem sido ignorada pela administração municipal local. Numa atitude de extremo racismo institucional, a Prefeitura de Poço Branco não recolhe o lixo da Comunidade com regularidade, dificulta o acesso dos quilombolas ao sistema de saúde e desvia os recursos destinados à educação no Quilombo, recebidos do Governo Federal exclusivamente para cumprir o Programa Brasil Quilombola. Não houve sequer um representante da Prefeitura de Poço Branco na cerimônia de imissão de posse do INCRA em 2013.”
Sabendo das dificuldades da população em questão, o comitê local UFRN da IFMSA Brazil se mobiliza através dessa campanha para atender a uma demanda básica da saúde infantil. Para que se promova a qualidade de vida nessa comunidade afastada e necessitada, essa ação abrangerá a conscientização contra a negligência infantil, ou seja, sobre cuidados com higiene, saúde bucal, etc.
O FÓRUM
O fórum "Abordagem Multiprofissional para a Promoção de Saúde de Crianças Quilombolas" será um encontro para discutir temas como as doenças mais prevalentes da infância nessa comunidade, as implicações da negligência infantil, a importância da boa higiene bucal no desenvolvimento, os desafios inerentes às comunidades vulneráveis, como as quilombolas, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, entre outros. Os temas serão ministrados por uma pediatra, uma médica da família e comunidade e uma dentista pediatra, e um profissional da SESAP. O Fórum terá Carga Horária de 5 horas.
LOCAL: Anfiteatro das Aves no Centro de Biociências (CB) - UFRN
DATA: 09/10/2015 (sexta-feira), às 18h.
Taxa de R$ 10,00
INTERVENÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS
Na intervenção em si teremos 3 momentos distintos. O primeiro será com as crianças e terá o objetivo de promover o auto-cuidado e melhorar as suas noções de higiene através de atividades lúdicas. Em seguida, as mães serão reunidas para uma palestra mais simplificada sobre os temas abordados durante a capacitação/fórum acontecida no dia 09 de Outubro. Por fim, será oferecido à comunidade a prestação de atendimento médico e odontológico.
LOCAL: Acauã - Poço Branco - Macaíba (Transporte será organizado pela coordenação do projeto)
DATA: 11/10/2015 (domingo), o dia todo.
Para Inscrições:
OBS: Pode-se optar por fazer inscrição apenas para fórum ou para os dois eventos.
